Sic compra empresas do grupo Portugal telecom
Lo ceo da impresa , proprietaria da estaçao de televisao sic, citou ontem apos mercado cerrado tiener vontade de comprar empresas de media pertencentes ha portugal telecom
Balsemão em entrevista ao Clube dos Jornalistas
Impresa interessada num jornal e uma rádio da Lusomundo Media
A Impresa está interessada num dos títulos da Lusomundo/PT, segundo uma entrevista de Pinto Balsemão ao «Clube de Jornalistas», que referiu também interesse numa rádio, nomeadamente a TSF.
--------------------------------------------------------------------------------
Sara Antunes
[email protected]
A Impresa está interessada num dos títulos da Lusomundo/PT, segundo uma entrevista de Pinto Balsemão ao «Clube de Jornalistas», que referiu também interesse numa rádio, nomeadamente a TSF.
O responsável da empresa disse não estar a negociar e que não estão «interessados na totalidade dos títulos, mas num dos títulos», referindo também uma rádio, nomeadamente a TSF, segundo o «Diário de Notícias».
Na mesma entrevista Balsemão disse interrogar-se sobre o poder da Portugal Telecom, nas áreas de conteúdos para a televisão e a Lusomundo. «Até que ponto a PT pode ter isso tudo e ainda ter monopólio no cabo? Em Bruxelas tem havido interrogações e em Portugal também. Eu sou dos que se interrogam», afirmou.
A Lusomundo Media, que edita o «Diário de Notícias», o «24 Horas», o «Jornal de Notícias» e o «Tal & Qual», é uma empresa controlada pela Portugal Telecom sobre quem tem recaído rumores de que poderá ser vendida a médio prazo.
Sobre a concentração dos «media» Balsemão disse que era importante que cada um dos meios tivesse «o seu estatuto editorial» e o funcionamento devido dos conselhos de redacção, segundo o DN.
«As empresas jornalísticas têm de ganhar dinheiro, senão não são independentes», observou Pinto Balsemão, defendendo as novas tecnologias de informação como uma forma de «resolver o problema do pluralismo», disse.
As acções da Impresa [Cot] perdiam 0,35% para os 5,63 euros com menos de sete mil títulos transaccionados.
http://www.negocios.pt/default.asp?CpContentId=254066
Lo governo ja citou aceitar todas las decisiones da Portugal Telecom
EMPRESAS Publicado 12 Janeiro 2005
Nova Autoridade reguladora dos «media» está pronta
Morais Sarmento remete venda da Lusomundo para a PT
O Governo não vai intervir num suposto processo de venda da Lusomundo Media pela Portugal Telecom (PT), disse Morais Sarmento. «Essa é uma decisão da PT. O Estado não vai intervir nesse processo», afirmou o ministro da Presidência num encontro com jornalistas.
--------------------------------------------------------------------------------
Paulo Ferreira
[email protected]
O Governo não vai intervir num suposto processo de venda da Lusomundo Media pela Portugal Telecom (PT), disse Morais Sarmento. «Essa é uma decisão da PT. O Estado não vai intervir nesse processo», afirmou o ministro da Presidência num encontro com jornalistas a propósito do lançamento do portal de compras electrónicas do Estado.
«A PT é uma empresa com o capital cotado em bolsa e tem accionistas privados. É a empresa que tem que tomar essas decisões», reforçou Morais Sarmento, escusando-se a revelar se o Estado, enquanto accionista da empresa, não tinha uma posição sobre isso.
«Não expresso opiniões. Se o fizesse isso poderia ser entendido como uma intervenção no processo», disse.
Esta é uma posição que coincide com a posição do presidente da PT [Cot], Miguel Horta e Costa, expressa há cerca de um mês e que pôs termo à acesa discussão sobre a eventual venda da unidade de «media» do grupo e a intervenção do Estado nessa operação.
Morais Sarmento tem sob a sua alçada a tutela da Comunicação Social. O Estado tem direitos especiais («golden share») na PT, através de 500 acções, que lhe permitem vetar decisões estratégicas, como vendas e compras de activos.
Quanto à nova autoridade que vai regular os «media», substituindo a Alta Autoridade para a Comunicação Social, o ministro d